sábado, 20 de julho de 2013

Brujeria, o Culto Negro de Caicaivilu

ORIGEM




Quando foi derrotada, a deusa serpente Caicaivilu cravou seus dentes sobre a terra, e do seu veneno surgiram várias criaturas que hoje caçam na noite do Chile. Maravilhados com o poder da deusa, muitos homens passaram a idolatra-la, alguns em troca de poder, outros em busca de algum tipo nefasto de iluminação. Estes homens foram guiados por sonhos, até uma caverna profunda e escura ,onde encontraram a serpente descansando, e escutaram as palavras profanas que ela sussurrava enquanto dormia. Foi assim que surgiu a Brujeria, homens que possuem os segredos dos deuses, e com as palavras certas são capazes de libertar coisas terríveis sobre o mundo.




INICIAÇÃO

Se tornar um bruxo, conforme as tradições da Brujeria, não é uma tarefa fácil, muitos diriam, que não é nem mesmo algo desejável. As privações e os desafios no caminho de um jovem aprendiz são tantas, que poucos chegam ao final da jornada, a maioria acaba morta, ou irremediavelmente enlouquecida por tudo que viu. Mas os poucos que superam todas as dificuldades, e continuam firmes, recebem conhecimento e poder suficiente para mudar suas vidas, e daqueles que os rodeiam. Mudar para pior, sempre.

Conforme a tradição, um membro já conhecido da Brujeria pode apresentar seu candidato (geralmente alguém da família) para a aprovação dos outros membros. O candidato pode ser testado por até treze membros da Brujeria, sendo que cada um deles pode lhe apresentar um desafio ou tarefa diferente. É dito que quanto mais duro o caminho de um aprendiz, mas poder ele será capaz de acumular; Alguns são desafiados a assassinar e beber o sangue de um recém nascido não batizado, outros são testados, passando um mês sem ver a luz do sol, outra imposição comum, é obrigar o candidato ficar sob a queda d'água de uma cachoeira, sem comida ou descanso, até que ele perca a consciência. Quando chega o dia de proferir seus votos, a maioria já perdeu boa parte da sua humanidade.


Após passar por todos os testes, o jovem bruxo é levado para uma "Cova", o local de reunião dos bruxos da região. Tradicionalmente a Cova é uma caverna ou gruta profunda, mas nos dias de hoje, qualquer lugar afastado de olhos curiosos serve, desde que sejam subterrâneos. Nesse local são feitos os votos do novo membro, os votos costumam mudar de região para região, mas existe uma promessa que é universal: Um bruxo jamais usa magia em proveito próprio, a magia é um dom sagrado, e só pode ser usado em benefício de Caicaivilu, a deusa serpente.

A hierarquia é algo de extremo valor para os membros da Brujeria, o aprendiz deve obediência ao bruxo, assim como o bruxo deve ao membro do Mayoria. O Mayoria é conselho de treze bruxos, que comanda todas células da ordem, estes anciões nunca deixaram o solo de Chioé, e algumas lendas dizem que eles são os mesmos que em milênios antes, entraram na caverna onde dormia Caicaivilu; Dizem também que seus misteriosos planos ainda são guiados pela própria deusa. Se é fato ou ficção, ninguém de fora da ordem sobreviveu para contar.


RECTA PROVINCIA

Por conta da sua localização e clima instável, Chiloé só veio a se tornar realmente colônia da Espanha em 1826 (a maior parte do Chile já havia sido colonizada em 1818). Aliados, o governo colonialista e a igreja católica impuseram nas ilhas, um sistema de divisão de terras que beneficiava apenas aos ricos. Muitos cidadãos perderam tudo o que tinham,  da noite para o dia, e viam suas famílias passando fome. Sem outra opção, os moradores passaram a recorrer a Brujeria, como uma última fonte de apoio. Até hoje não se sabe exatamente o que fez os bruxos tomarem a decisão que tomaram, se foi meramente para demonstrar o poder que possuíam, ou se era parte de algum plano maior, O fato é que naquela época surgiu a Recta Provincia.


A Recta Provincia foi um modelo utilizado por muitos anos, que dava território próprio para membros da Brujeria, que eram então chamados de "Reys". Cada bruxo devia lealdade ao seu Rey local, que podiam ter suas próprias leis e agendas, ainda assim, era esperado que todo Rey dedicasse seu tempo a fazer sua região prosperar, e minar a autoridade dos espanhóis.

Delegados e nobres menores eram assinados na calada da noite, bandeirantes se embrenhavam nas matas e nunca voltavam, navios afundavam misteriosamente. Mais de uma igreja foi incendiada, quando os padres começaram a tentar catequizar os moradores.

Somente em 1880 depois de duras batalhas, as autoridades conseguiram fazer um ataque certeiro, e de uma só vez, eliminar a maior parte dos Reys e seus homens mais leais. Nessa época, tanto a Recta Provincia, como toda a Brujeria se encontrava enfraquecida pelos anos sustentando uma quase guerra civil.


A BRUJERIA HOJE

Após a derrota da Recta Provincia, a ordem resolveu sair de vista e atualmente se encontra com um número bem menor de membros, apesar de ainda serem uma presença forte na América do Sul e em partes da América Central. Alguns suspeitam de que a aparente inatividade da ordem seja estratégica, e que a Mayoria deva estar tramando algo muito grande. Relatos esparsos de avistamentos de invuches (detalho eles nos próximos posts) nos Estados Unidos, e México.só colaboram com esta teoria.

Ninguém sabe ao certo quantas células ativas existem, estas são apenas as mais conhecidas;

Quicavi - O maior e mais antigo grupo, se reúne na grande Cova, onde dizem as lendas, Caicaivilu dorme, enquanto recupera suas forças pra enfrentar novamente sua inimiga, Tentenvilu. Esse local também é a sede do Mayoria, os membros fundadores da Brujeria, por isso mesmo, são a facção mais conservadora, que ainda mantém antigos rituais religiosos, e sempre se vestem com o tradicional macun (um casaco feito com pele humana). Optam pela extrema discrição e agem sempre de forma calculada, seus inimigos são eliminados sem deixar vestígio. O maior desafio do Mayoria tem sido se manter como liderança, já que as novas facções mais modernas, renegam o aspecto religioso, e se apega mais a elementos práticos. A Cova de Quicavi fica nos arredores da cidade de mesmo nome, na ilha de Chiloé.

Rufina - Um grupo bem pequeno, com aproximadamente dez integrantes, sua Cova fica de baixo do Cemitério de Recoleta, na Argentina, um local de imenso poder. Avessos à maior parte das tradições, os rufina tem sua origem estudiosos da Brujeria que viajavam a procura de objetos e locais de poder. São a maior força no submundo ocultista da região, usam seus conhecimentos para obter dinheiro e status; O usual, é que os rufina "aluguem" seus membros, para quem estiver disposto a pagar a quantia certa. Proteger ou assassinar pessoas, roubos de obras de arte, venda e compra de objetos mágicos, nenhuma tarefa é grande ou pequena de mais para eles. O nome da facção, é em homenagem a Rufina Cambaccere, "a menina que morreu duas vezes" e está enterrada no cemitério de Ricoleta.

Kalku - Os mapuches são o povo que tradicionalmente vivia em Chiloé, e kalku, é "bruxo", no seu idioma. Essa facção é uma das poucas vitórias do grupo de Quicavi, que reuniu sob sua tutela uma dezena de jovens nativos, e os organizou como um grupo próprio, para disseminar as tradições mais antigas entre os grupos mais novos. Não é incomum que membros do Kalku viagem pela América do Sul recrutando novos membros ou então, indo até as Covas de outras facções, para vistoriar suas atividades. Mais de uma célula da Brujeria sofreu baixas, por subestimar os Kalku, que informalmente, são o braço armado da Mayoria. Existem um ou duas covas deles, todas elas próximas de Quicavi, mas é questão de tempo até que eles se espalhem para o continente.

Impostores - Não são realmente um grupo organizado, mas sim indivíduos que de alguma forma usam magias ou artefatos que pertencem a Brujeria. No submundo ocultista, é comum as pessoas conhecerem e utilizarem feitiços de diferentes origens culturais, mas se utilizar dos conhecimentos da Brujeria, é o caminho mais rápido para se tornar um inimigo da ordem, que considera sua cultura algo sagrado, e proibido para não iniciados. Em especial os Kalku têm movido uma guerra silenciosa contra estes pobres azarados


(Continua...)

Nós próximos posts vou detalhar os rituais, magias e objetos místicos da Brujeria

Um comentário: