quinta-feira, 11 de julho de 2013

Chiloé, uma terra de lendas e sombras

Chiloé é a segunda maior ilha da America do Sul, perdendo apenas para Tierra del Fuego. Com uma extensão de 180 km de norte a sul; Certos fenômenos geográficos tornam fáceis a existência de ambientes totalmente distintos, dentro da mesma ilha. O povo nativo, em sua maioria pescadores, constrói suas casas em palafitas, e essas são a marca registrada do local. 


Mas não estamos aqui para fazer o passeio usual dos turistas, então vamos falar do outro motivo da fama de Chiloé: deuses serpente, gnomos estupradores e feiticeiros que se vestem com pele humana.

As lendas nativas contam, que há milhares de anos atrás, todo o arquipélago de Chiloé, era ligado ao continente, mas Caicaivilu, a serpente do mal, inimiga de tudo que é vivo, desejava expandir seus domínios, e resolveu engolir toda aquela região. Tentenvilú, a serpente bondosa, símbolo da fertilidade, se apiedou do povo que vivia lá, e resolveu ajuda-los. Cada vez que a deusa maligna mandava suas grandes ondas, a deusa bondosa ordenava às montanhas que crescessem mais. A batalha durou muito tempo, e quando Caicaivilu se deu por vencida, a imensa faixa de terra que outrora existia, estava quase toda submersa, e as montanhas criadas por Tentenvilu haviam se tornado uma pequena dezena de ilhas.


Antes de dar as costas para a ilha, Caicaivilu deu uma grande mordida no solo da região, e o encheu com seu veneno. Desse veneno surgiram as criaturas malignas que até hoje vagam por Chiloé, como o Trauco, a Fiura e a Viúva. Algumas teorias dizem que foi também nesta época que a cabala de feiticeiros chamada "Mayoria" surgiu, forjando pactos com os espíritos inferiores que agora dominavam o lugar


Essa é a base para a mitologia de Chiloé (que no mundo real, é uma cidade bem simpática), à partir daqui vou detalhar mais cada criatura e mito do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário