quarta-feira, 3 de julho de 2013

Mnemoth, o espírito da fome

Virtualmente, existe um número infinito de criaturas no nosso universo conhecido, seres que variam de tamanho, tipo e habitat. Vivemos em um mundo dividido por tigres, baleias, micróbios e humanos. Talvez existam formas de vida que ainda não tenhamos catalogado, seres com os quais ainda não entramos em contato. Existe apenas uma coisa em comum entre todas estas criaturas: a necessidade de alimento; Não importa de que gênero ou espécie, qualquer criatura que não se alimentar, morre. E é por isso que Mnemoth é uma das criaturas mais perigosas do(s) universo(s).


Algumas teorias sugerem que Mnemoth é apenas outro nome para Fome, o Cavaleiro do Apocalipse; Outros demonologistas mais modernos, desqualificam essa afirmação tão calcada nas crenças cristãs ocidentais, e teorizam que esta entidade tem uma inteligência muito rudimentar, focada apenas na sobrevivência, e que isto poderia indicar que o demônio é na verdade algum tipo de animal de rebanho das dimensões inferiores.

Um fator que prejudica qualquer estudo a espeito de Mnemoth, é a variedade de formas que a entidade pode assumir. Em um primeiro momento, para chegar até nosso plano de existência, a entidade precisa encontrar uma grande fonte de miséria, algo não muito difícil de encontrar mesmo nos "civilizados" dias de hoje, onde ainda existem locais ermos onde crianças morrem de fome diariamente e campos de batalha. Nesse "estágio larval", o espírito da fome se mantem ligado a uma única pessoa, este hospedeiro começa a apresentar sinais de desnutrição e desidratação, que não se curam nem com comida, bebida ou qualquer remédio. Em um período de no máximo uma semana, o hospedeiro morre, quase sem gordura no corpo, com os olhos secos e os lábios rachados; Depois de ter devorado a primeira vítima, Mnemoth está forte o suficiente para infectar mais pessoas de uma vez só, e espalhar sua presença a grandes distâncias.

Em seu segundo estágio, o demônio é capaz de exercer uma influência muito maior no mundo físico, seus alvos prediletos são os seres humanos, ele raramente ataca outras criaturas de natureza mágica, ou mesmo animais. Agindo como um vírus, Mnemoth costuma se dirigir para locais mais propícios a sua sobrevivência, ele busca por centros urbanos, quanto maior, melhor. Conforme consome mais seres humanos, o espírito vai tornando sua influência mais sofisticada e refinada, passando a despertar uma fome diferente dentro de cada uma de suas vítimas. A simples fome, como necessidade biológica, fica em segundo plano, e os verdadeiros anseios da alma das pessoas é que se tornam suas fraquezas. Um namorado ciumento, ao ser possuído por Mnemoth, sente uma vontade irresistível de devorar sua parceira; Um político ganancioso, poderia devorar notas e moedas, como se fossem doces; Um religioso fervoroso voltaria sua fome para seu livro sagrado, ou outro objeto físico que represente sua crença. Com a escalada de eventos bizarros, é geralmente nesse ponto que o demônio chama a atenção de investigadores sobrenaturais

A única constante desse monstro, parece ser sua ligação com insetos, principalmente moscas. Qualquer pessoa afetada por ele, parece ser perseguida por um pequeno enxame de moscas. Conforme sua força cresce, toda a população de moscas, baratas e vermes na região, sofre uma explosão demográfica. Quando resolve aparecer em uma forma física, Mnemoth costuma usar uma gigantesca nuvem de insetos, ou, se se sente ameaçado, ele pode fundir a carne destes animais, para encarnar em uma gigantesca mosca varejeira.

Gary Lester, uma das muitas vítimas do incidente de 88
As consequências da vinda de Mnemoth, para a Terra poderiam ser catastróficas. Uma vez que tenha consumido um número razoável de pessoas (cabe a você dizer quantas seriam) ele se torna poderoso de mais para ser afetado pela maiorias das magias e rituais mais comuns, e provavelmente poderia quebrar até mesmo quebrar alguns feitiços mais antigos e potentes. Livre na terra, esse demônio não levaria mais do que algumas décadas para extinguir com qualquer forma de vida no planeta.

Felizmente, desde a idade média, o único relato confirmado da presença desta entidade, foi em Janeiro de 1988, na cidade de Nova York, quando o famoso xamã vodu, Papa Meia-Noite, e o inglês John Constantine se uniram para enfrenta-la.


COMO SE MATA ISSO ?

Existem dois métodos conhecidos de se livrar deste espírito, o primeiro e mais arriscado, consiste em encantar um objeto (uma garrafa, um pequeno baú, etc.) e através de um duelo de vontades, obrigar o demônio a entrar nesta armadilha. O principal problema é que esta magia só é útil quando o demônio ainda está armazenando força, depois dessa fase, ele se livraria facilmente das amarras que o mago tentaria impor sobre ele. Além disso, este método não é definitivo, e Mnemoth estaria livre assim que alguém abrisse sua prisão.


O segundo método é mais confiável, apesar de ter seus próprios percalços. Xamãs de diferentes culturas, conhecem feitiços e encantamentos capazes de aprisionar um demônio dentro do corpo de uma pessoa ou animal. Encontrar alguém que conheça estas magias e/ou o material para elas, antes que Mnemoth engula toda a cidade, pode ser uma boa premissa para uma sessão de jogo. Uma vez aprisionado em um único corpo, o espírito da fome não pode usar os desejos humanos para se alimentar, e consome a si mesmo em poucos segundos.


EM JOGO

Personagens e NPC's que tenham desvantagens/defeitos psicológicos como Gula, Senso de Dever, Luxúria e etc, são os alvos favoritos de Mnemoth. No geral, é muito difícil resistir a influência do espírito da fome, e quando possuído, os efeitos são quase sempre mortais. É o momento perfeito para marcar seus jogadores com uma morte horrível de algum aliado importante. Imagine os investigadores chegando na casa daquele bibliotecário que possuí vários volumes ocultistas, e o encontrando em um frenesi insano, devorando a própria biblioteca, até se engasgar e morrer com as páginas.


IDEIAS PARA AVENTURAS

* Os investigadores tiveram muita sorte, seguiram alguns presságios e encontraram Mnemoth ainda na sua "forma de larva", fraco, e preso a apenas uma pessoa. O problema é que eles não possuem nenhuma magia capaz de lidar com o demônio, e o único modo rápido e seguro de livrar a humanidade dessa ameça, pode ser matando seu hospedeiro, uma criança de cinco anos, recém chegada de um campo de refugiados. Cabe ao grupo decidir se há tempo para procurar a magia correta, ou se o único caminho é condenar um inocente à morte. De qualquer forma, as consequências destes atos, pode tirar o sono de qualquer um.

* Uma célula terrorista recentemente adquiriu uma suposta "arma secreta do governo", e pretende usa-la em um ataque, o que eles não sabem, é que a arma na verdade é um invólucro usado para aprisionar Mnemoth. Se os terroristas abrirem o invólucro, o mundo todo corre perigo; Cabe aos investigadores encontrarem uma maneira de recuperarem o objeto, seja em um confronto direto, ou se infiltrando entre eles. Um bom gancho para esta aventura seria descobrir quem iludiu os terroristas, e qual os verdadeiros objetivos dessa pessoa/organização

* Uma cidade/ilha ou qualquer outro lugar afastado (talvez um laboratório do governo, ou até mesmo uma espaçonave) caiu sobre a influência de Mnemoth, caso não seja contido logo, o espírito da fome vai se alastrar rapidamente para zonas mais populosas. Um ocultista capaz de parar o demônio foi enviado para a região, mas desapareceu há alguns dias, sem deixar pistas. A missão dos jogadores é entrar na zona afetada e ajudar o mago, antes que seja tarde de mais. Esse pode ser um bom momento para explorar a paranoia e o desespero de pessoas comuns sendo ameaçadas por algo muito além de suas compreensões. Como um simples trabalhador do campo reage, quando sua esposa morre devorando sua coleção de talheres de prata ? O mais comum é que as suspeitas recaiam sobre quem é recém chegado na região (dica: são os personagens).

APARIÇÕES

Mnemoth apareceu nas edições 01 e 02 de Hellblazer, e nunca mais deu as caras na Vertigo ou na DC. No filme "Constantine" existe uma referência a ele, em uma cena que o Keanu Reves enfrenta um homem feito de insetos.

Um comentário:

  1. A verdade contida nos quadrinhos também é deletada da história por propinas altas, a elite não quer nem refer~encia em ficções da verdade, conhecimento ao público é uma coisa que combatem constantemente, todo conhecimento de Alan Moore é ameçador demais para o mundo, mesmo que faça ele parecer uma ficção, através dos HQs, Moore não ensina mais magia pelos quadrinhos, isso foi descoberto há muito tempo.

    ResponderExcluir